quarta-feira, 24 de junho de 2009

PASSEIO/ESTUDO EM CARUARU

Estaremos iniciando amanhã nossa série de viagens a Caruaru com os alunos dos primeiros anos. Segue textos de folder que servirá de discussão inicial antes da viagem.

PROJETO VIVER PERNAMBUCO ANO IV – II ETAPA CICLO JUNINO 2009
ATIVIDADE: PASSEIO/ESTUDO A CARUARU

JUSTIFICATIVA

Conscientes da importância de Caruaru no contexto cultural brasileiro e pernambucano a atividade visa propiciar aos estudantes o conhecimento deste município pólo da região agreste e do seu rico e variado potencial Artístico - cultural, em específico, seus festejos juninos, seu exuberante artesanato e seus artistas populares de onde se destaca, mundialmente, o Mestre Vitalino.


OBJETIVOS:

GERAL

• Apontar a importância da cultura na formação da identidade do cidadão ativo através de atividades de observação, apreciação, interação, reflexão e pesquisa.

ESPECÍFICOS:

• Ampliar a visão de mundo do grupo através da reflexão sobre a importância da cultura para a formação da cidadania ativa, solidária e comprometida com o respeito às diferenças.
• Analisar a contribuição da cultura para o desenvolvimento social e econômico de uma região.
• Compreender a importância do ciclo junino para a cidade de Caruaru e o espaço dedicado ao Pátio do forró.
• Identificar locais de vivência popular da tradição junina.
• Direcionar os estudos sobre linguagens da arte (visual/plástica, música e dança) para a cultura popular pernambucana.
• Conhecer o Museu do Barro de Caruaru - Espaço Zé Caboclo, unidade museológica mantida pela Prefeitura Municipal de Caruaru, através da Fundação de Cultura e o Governo do Estado de Pernambuco. Visita ao Museu Luiz Gonzaga, Alba Ramalho, Sala ceramistas do Alto do Moura, Sala Mestre Vitalino e família e Coleção Aberlardo Rodrigues.
• Visita ao Museu Caroá/Espaço Tancredo Neves (antiga casa de máquinas da Fábrica Caroá).
• Pesquisa de Campo no Alto do Moura e Casa Museu Mestre Vitalino.
• Visita ao Pólo Comercial e Shopping Caruaru.
• Ampliar conhecimentos sobre Arte Naïf.
• Possibilitar a apreensão dos conceitos de arte figurativa/representativa e arte decorativa diferenciando-os do de arte abstrata.

PROGRAMAÇÃO
DIAS 25 E 26/06/2009
6:30hs – Saída do prédio da Escola Henrique Dias
8:00hs – Pesquisa de campo no Alto do Moura e Casa Museu Mestre Vitalino
10:00hs – Shopping
11:00hs –Pólo comercial (Almoço)
13:00hs – Pátio do forró – Museu do barro, Museu do Caroá
15:00hs – Retorno
16:30hs – Chegada ao prédio da Escola Henrique Dias


O QUE IREMOS CONHECER?

Caruaru - A cidade conhecida como a CAPITAL DO FORRÓ durante o mês de Junho faz um investimento milionário que gera empregos e proporciona um aquecimento no comercio de 60%, e 80% em hotéis, bares e restaurantes. Durante os 30 dias de festa recebe mais de 1 milhão de turistas de todo o mundo.

Museu do Barro - Criado em 1988, o Museu do Barro é mantido pela Prefeitura Municipal de Caruaru, com o apoio do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe. O Espaço Zé Caboclo, como também é chamado, tem um acervo estimado em 700 peças do Alto do Moura.

Museu Fábrica Caroá - Localizado no Bloco A do Espaço Cultural Tancredo Neves, possui em seu acervo, maquinário, documentos, mobiliário, fotografias e amostras de produtos remanescentes da antiga Fábrica Caroá, marco importante na economia local.

Alto do Moura – É uma comunidade de artistas que fica distante 7 km do centro da cidade de Caruaru. Neste povoado, há mais de 1.000 artesãos que moldam, em suas casas transformadas em ateliê improvisado, o homem forte e seu cotidiano adverso em terras nordestinas. O processo envolve grande parte da comunidade local, desde ajudantes aos artistas do barro. Hoje, arte e artesãos vêem suas peças ultrapassarem as fronteiras do país, retratando uma terra, sua cultura, seu povo, sua gente.

Casa-Museu de Mestre Vitalino - Administrado pelo seu filho Severino, fica instalado na antiga casa, construída em 1959, no Alto do Moura,onde o mais famoso “bonequeiro” viveu, trabalhou e morreu. No local estão expostos objetos
de uso pessoal do artista, suas ferramentas de trabalho, móveis, utensílios e fotos retratando sua trajetória.

LEMBRETES

• Os museus possuem regras que são fundamentais para preservação do seu acervo;
• Não tirar fotos ou filmar o acervo;
• Não lanchar dentro dos espaços expositivos;
• Não correr, não se dispersar do grupo;
• Não sentar, ou encostar-se no acervo exposto (obras, móveis, etc)
• Manter total silêncio durante as explicações;
• Participar com perguntas pertinentes (após a fala);
• Nos espaços públicos manter-se no grupo;
• Quando desejar falar com um colega que se encontra distante procurar se aproximar sem gritos;
• Nos espaços com lojas pequenas (Pólo) só entrar em pequenos grupos, se desejar algum produto solicitar ajuda ao vendedor;
• Os namorados devem comportar-se como colegas no grupo;
• Não serão tolerados comportamentos de inimizades;
• No ônibus não falar com o motorista a não ser estritamente necessário;
• Não ficar parado próximo às portas, principalmente a de saída;
• Jamais colocar a cabeça para fora do ônibus pelas janelas;
• Colocar o lixo em sacos.

PENSAMENTO

“Vigie seus pensamentos, pois eles se tornarão palavras.
Vigie suas palavras, pois elas se tornarão atos.
Vigie seus atos, pois eles se tornarão hábitos.
Vigie seus hábitos, pois eles se tornarão seu caráter.
Vigie seu caráter, pois ele será seu destino.”
Mahatma Gandhi

"O importante na Arte não é buscar é poder encontrar."
Pablo Picasso

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Maria Perpétua Teles Monteiro