terça-feira, 9 de outubro de 2007

Espaço Cultural Tancredo Neves-passeio/estudo 2007

O Espaço possui uma arquitetura de grande valor histórico edificado em 1935. Em 1988, após a restauração, passou a ser o Espaço Cultural. Na área interna abriga pavilhão de exposições e feiras, sede da Fundação e Cultura, Secretaria de Turismo, museus e unidades culturais.Na área externa, foi implantado o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, com a Vila do Forró - réplica de um típico vilarejo do interior - onde se concentra grande parte dos eventos da cidade, tais como: São João e comemorações natalinas. Por questões autorais as exposições internas não podem ser fotografadas.
MUSEU LUIZ GONZAGA fica instalado no Bloco B do Espaço Cultural Tancredo Neves (térreo), reúne em 3 salas, uma coleção de fotografias, documentos, troféus, roupas, discos e instrumentos musicais que pertenceram a Luiz Gonzaga. As duas salas seguintes são dedicadas aos festejos juninos da "Capital do Forró", com abordagem dos eventos, folguedos, artistas regionais, gastronomia e a devoção aos santos padroeiros da época.
MUSEU DO BARRO DE CARUARU - ESPAÇO ZÉ CABOCLO também localizado no Espaço Cultural Tancredo Neves (1º andar), do Bloco B possui em seu acervo, cerca de 2.300 peças, sendo considerado por especialistas, um dos grandes museus brasileiro do gênero, constituído por cinco ambientes, assim classificados:* Sala Ceramistas do Alto do Moura - Mostra representativa dos principais ceramistas do barro e de seus familiares.* Sala Mestre Vitalino e Família - Acervo composto por 67 peças originais do Mestre Vitalino, o mais destacado ceramista popular brasileiro e da produção de seus descendentes.* Coleção Abelardo Rodrigues - Composta de importantes exemplares de outros pólos cerâmicos do Nordeste, à exemplo, Tracunhaém, Petrolina, Goiana e outros* Sala de Exposições Temporárias e Atividades Educativas - Espaço destinado à mostras de cerâmica com temas como Natal, Via Sacra e São João, além de exposição de vários gêneros, o local também funciona como área de atividades destinadas à rede local.*Pinacoteca Pintora Luisa Cavalcanti Maciel - Localizada no hall do Museu, reúne significativo acervo de artistas locais enfocando a cerâmica, o Alto do Moura e o Mestre Vitalino.
ESPAÇO ELBA RAMALHO Instalado em área anexa ao Museu do Forró, reunindo fotografias, troféus, figurino e adereços de shows, discos de ouro, LP'S e outros objetos que contam a
trajetória artística da cantora Elba Ramalho, reunidos pelo Fã Clube Ave de Prata

Parecer dos alunos:
Disponível em:http://caruaru.com.br/modules/xt_conteudo/index.php?id=50

2 comentários:

  1. Socorrooooooo!!!!!!!!!!!
    Busco desesperadamente informações sobre o moseu da fabrica de caroá:
    tem livros nesse acervo que fale da historia do caroá? ou apenas as maquinas que vejo nas fotos. tem jornais daquela época?
    aguardo ansiosa por esta resposta.
    tem algum e-mail???

    ResponderExcluir
  2. Tem algum material sim, Helena. Se puder entre em contrato com a Secretaria de Turismo de Caruaru. http://www.caruaru.pe.gov.br/pontosturisticos.asp

    ResponderExcluir

 
Maria Perpétua Teles Monteiro