terça-feira, 9 de outubro de 2007

MUSEU CAROÁ - Passeio/estudo a Caruaru - 2007

MUSEU FÁBRICA CAROÁ
Localizado no Bloco A do Espaço Cultural Tancredo Neves, possui em seu acervo, maquinário, documentos, mobiliário, fotografias e amostras de produtos remanescentes da antiga Fábrica Caroá, marco importante na economia local.

O Museu preserva a história da antiga indústria que foi mola propulsora da economia na região a partir da década de 1930 se estendendo até a década de 1970. Esta foi a primeira fábrica no país a utilizar a fibra do caroá na industrialização de produtos como fios, cordões e sacos de estopa. O espaço preserva parte do maquinário e objetos do antigo proprietário, o coronel José de Vasconcellos e Silva.



O Caroá (Neoglaziovia variegata) é uma planta terrestre ou saxícola, da família das bromeliáceas, nativa do Nordeste do Brasil. Possui poucas folhas lineares e acuminadas, dispostas em roseta, inflorescência laxa com 25 cm de comprimento e com até 60 flores, de sépalas vermelhas e pétalas purpúreas. Suas folhas fornecem longas fibras, de grande resistência e durabilidade. Também é conhecido pelos nomes de carauá, caruá, caroá-verdadeiro, coroá, coroatá, crauá, croá e gravatá.






















Um comentário:

  1. Ah! que saudade, ao ver esses móveis, me fez lembrar os meus 17 anos, quando ali trabalhei antes de servir ao exercito e me lembro do meu Pai que ali trabalhou durante 38 anos. muita saudade. SEVERINO

    ResponderExcluir

 
Maria Perpétua Teles Monteiro