quinta-feira, 1 de novembro de 2007

PASSEIO/ESTUDO EM OLINDA "2º ANOS A e E"

A cidade de Olinda parte do nosso roteiro na atividade de passeio/estudo com os segundos anos(29 e 30/10/2007) como uma das atividades do Projeto Viver Pernambuco foi visitada por nós no segundo dia. Com um guia que nos esperava(marcado com antecedência) iniciamos nossa quase aventura até subir a Ladeira da Misericórdia e descobrir o porquê do nome.
Alguns conteúdos foram planejados para o local; artes plásticas, dança e música, artesanato e o barroco já estudados em sala de aula. Todos esses conteúdos foram vistos na prática como exemplo para o referencial teórico trabalhado. Foi arte saltando aos nossos olhos como a exuberância e beleza do Barroco presentes nas Igrejas.
Depois de subir a Ladeira da Misericórdia a água de côco se torna a mais deliciosa do mundo e ainda vem acompanhada de um bom papo com o dono da barraca que com muita simpatia fala sobre a História e as histórias da cidade. Por acréscimo nossos alunos puderam nos diferentes espaços, em especial nesse, cumprir atividades de Inglês e Espanhol solicitadas pelos professores(destacar todos os avisos e informações em inglês e espanhol para relatório), eles fizeram muiTo mais -encontraram ingleses, americanos e espanhóis para conversar e interagir. MUITO LEGAL!!!
A paisagem natural também nos fez repetir a exclamação de Duarte Coelho o primeiro donatário da Capitania Hereditária de Pernambuco, e fundador de Olinda que segundo nos contou o guia a beleza do local , sobretudo do alto, fez o donatário exclamar: "Ó linda situação para fundar uma vila!". Mas que , na verdade, Dom Duarte deu esse nome às sete colinas de frente para o mar pois estava lendo o romance Amadis de Gaula, cuja heroína tinha o nome de Olinda. A povoação foi elevada a vila, recebendo este nome, aos 12 de março de 1537.
Em Olinda a arte se faz presente em todos os cantos e recantos e o grupo ao subir as ladeiras pôde a cada passo se deleitar com a diversidade de expressões culturais que se espalham por suas ruas. O artesanato se destaca em vários pontos da Cidade Antiga, Patrimônio da humanidade, onde essa atividade típica da cidade possui relevante tradição histórica dedicada ao turismo e seus realizadores, muitas vezes anônimos, desenvolvem seus ofícios com rara destreza adquirida na observação e persistência, trabalhando ao ar livre e no mesmo local em que os vendem. MARAVILHOSO!!!!
Então vamos lá. As imagens falam muito mais do que palavras e as expressões, formas, cores que nos recebem em todas as ruas são um pouco do que se tem a dizer de Olinda.
O artista aproveita o côco para esculpir




























Sobe ladeira...Desce ladeira...












Professores Marcelo e Valdiram, parece que estão um poquinho cansados...
Desce ladeira...


Pára um pouco para ouvir o guia...





















A experiência de aprender vendo o artista em ação foi muito gratificante e despertou muito interesse nos alunos.



Guia( de amarelo)


Professoras Perpétua(Arte) e Juracy(Informática)





Descanso....


Descer as ladeiras é bem mais fácil, a não ser pelo cansaço que termina sendo disfaçado pelo guia que não pára de falar.
Almoçamos no Bar e Pousada Olinda um espaço muito agradável.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Maria Perpétua Teles Monteiro