sábado, 3 de novembro de 2007

PASSEIO/ESTUDO OFICINAS BRENNAND

O visita a Oficina Brennand é algo que nos deixa fora da realidade.A oficina é uma realidade à parte, mística, cheia de simbolismos, beleza, grandiosidade criada por seu idealizador e proprietário.
Este símbolo (Orixà) assumido pelo artista que o conhceu em visita à Bahia está presente em todos os cantos, recantos, objetos, obras de arte, paredes, etc. Parece uma assinatura do proprietário.
Os antigos fornos servem como ambientes também cheios de simbologia: velas, cores sons e cheiros marcam esse dois espaços.
Durante a nossa visita pudemos conhecer grande parte da oficina . A visita em grupos de pessoas(escolas) custa R$ 2,00 por pessoas valor que possibilita aos estudantes a oportunidade de se deleitar com um espaço maravilhoso e único em váris sentidos, inclusive sua história.
A Oficina Brennand surge em 1971 nas ruínas de uma olaria do início do século XX, como materialização de um projeto obstinado e sem trégua do artista Francisco Brennand. Antiga fábrica de tijolos e telhas herdadas de seu pai, instalada nas terras do Engenho Santo Cosme e Damião, no bairro histórico da várzea , e cercada por remanescentes da mata Atlântica e pelas águas do rio Capibaribe, a cerâmica São João tornou-se fonte inspiradora e depositária da historia do artista pernambucano.
Lugar único no mundo, a oficina Brennand constitui-se num conjunto arquitetônico , em constante processo de mutação, onde a obra se associa à arquitetura para dar forma a um universo abissal, dionisíaco, subterrâneo, obscuro, sexual e religioso.

Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu a 11 de junho de 1927, na cidade do Recife,capital do estado de Pernambuco.
Em novembro de 1971, o artista começou a reconstruir a velha cerâmica São joão da Várzea fundada por seu pai em 1917
Onde faz questão de manter elementos da contrução inicial, entre eles os fornos.
Tivemos acesso a vários espaços: os comediantes, o templo central, salão das esculturas, Anfiteatro, Praça Burle Marx Academia, Auditório Heitor Villa Lobos, templo do sacrifício,





As formas sensuais e orgãos sexuais se fazem presentes na maioria de suas obras. Algo bem interessante e que desperotu a curiosidade da maioria dos alunos. O espaço é um presente para a discussão sobre arte moderna, nele encontramos obras e pinturas de várias fases do artista o que enriquece muito mais o aprendizado.




















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Maria Perpétua Teles Monteiro