sábado, 3 de novembro de 2007

PASSEIO/ESTUDO PROJETO PEIXE BOI- ITAMARACÁ

O projeto peixe-boi estava na nossa rota ao Forte Orange e fazia parte dos estudos dos professores de Biologia que nos acompanhavam: Marcelo e Valdiran. Nosso estudo no Projeto Peixe-Boi foi extremamente produtivo. Na entrada encontramos um painel com informações sobre o peixe-boi e sobre o projeto. Longo que chegamos fomos recebidos por um expositor da equipe que nos deu as primeiras informações sobre o projeto e o próprio peixe-boi. Em seguida somos guiados e levados aos diferentes espaços. inicialmente as piscinas. Algo maravilhoso é ver vários peixes grandiosos lentamente nadando. Em seguida fomos ao cinema onde assistimos a um filme com informações sobre o peixe-boi, sua história e situação no Brasil. Dentre elas que:
Durante a década de oitenta, os técnicos do Projeto Peixe-Boi/IBAMA-FMM adquiriram experiência e expandiram suas atividades, conseguindo subsídios para que o peixe-boi marinho Trichechus manatus, fosse citado como espécie ameaçada de extinção na lista oficial do Governo Brasileiro publicada em 1989 (Portaria IBAMA Nº 1552, de 19.12.1989).

Em virtude da necessidade de ampliação dos esforços conservacionistas para a manutenção da espécie e da necessidade da existência de estruturas que pudesse reabilitar filhotes de peixes-bois órfãos que encalhavam nas praias do litoral nordestino, foi criado em 1990 o Centro Nacional de Conservação e Manejo de Sirênios (Portaria IBAMA Nº 544, de 26.04.1990, alteração Portaria IBAMA Nº 40, de 16.08.1991), ou simplesmente Centro Peixe-Boi/IBAMA em Itamaracá, Pernambuco.

No ano de 1998 o Centro Peixe-Boi/IBAMA recebeu status de Centro Nacional de Pesquisa, Conservação e Manejo de Mamíferos Aquáticos ou Centro Mamíferos Aquáticos/IBAMA (Portaria IBAMA Nº 143-N, de 22.10.1998) e o Projeto Peixe-Boi/IBAMA passou a ser um projeto executivo deste Centro.

Uma das formas de levantar recursos para as ações desenvolvidas pelo Projeto Peixe-Boi é a venda de artigos alusivos ao peixe-boi. Na Sede Nacional do Projeto Peixe-Boi, localizada em Itamaracá e na base da Paraíba, você tem a oportunidade de adquirir souvenir, tais como camisetas, bonés, adesivos, chaveiros e, o maior sucesso entre eles, o boneco do peixe-boi.
A loja que se encontra dentro do projeto oferece uma variedade de objetos que todo visitante é tentando pela beleza e pela proposta de contribuir , a comprar. Particularmente me encantou o boneco do peixe-boi, eles são fabricados em diversos tamanhos, cores. São muito fofos.
Você ajuda a manter os programas voltados para a pesquisa, conservação e manejo dos peixes-bois no Brasil. Se estiver em Alagoas, você poderá encontrá-los no quiosque do Projeto Peixe-Boi no Shopping Iguatemi ou na lojinha do Praia Hotel Bitingui.

Você também pode ajudar a conservar estes animais que estão seriamente ameaçados à extinção. É só você observar os itens de ajuda e escolher como dar sua contribuição à estes animais tão dóceis. Click no título desta postagem e acesse o site do projeto.
No projeto cada animal tem um nome.

Um comentário:

  1. como pode alguem que se diz ser humano fazer mal a um animal tao fofo, tao docil e nao faz mal pra ninguem?que absurdo,um abraço a todos que abraçam esta causa e os nossos amigos peixe - boi agradecem a todos vcs.

    ResponderExcluir

 
Maria Perpétua Teles Monteiro